A Missão Tomé

     Fundada em 2019, a Missão Tomé é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo melhorar a saúde oral da população santomense. Unindo a medicina dentária à nutrição, a economia ao direito e a engenharia à psicologia, a Missão Tomé conta, hoje, com uma equipa jovem, motivada e multidisciplinar, capaz de dar resposta a este desafio.

   Ultrapassados vários obstáculos e contratempos - uma pandemia mundial inclusive - 2021 é finalmente o ano da sua 1ª missão no terreno. Na segunda quinzena de maio, uma equipa de 4 elementos partirá para São Tomé e Príncipe com o propósito de informar e preparar as próximas missões no terreno.

    Entre outros objetivos, a recolha de dados atualizados e em primeira mão acerca do problema identificado - através da realização de inquéritos a diversos públicos (turistas, crianças/jovens e cuidadores) - e o fecho de parcerias estratégicas serão o foco desta viagem.

O Problema

O problema da saúde oral em S. Tomé assenta em três causas principais:

     Muitos sorrisos das crianças santomenses guardam escondidas cáries dentárias em estádios de tal forma avançados que deixam os médicos dentistas - limitados pela escassez de recursos dos seus consultórios - com apenas uma solução: a extração.

    O perpetuar de uma educação deficitária para a saúde oral, aliado ao consumo excessivo de alimentos cariogénicos e à dificuldade de acesso a escovas e pastas, antecipam este problema para idades cada vez mais jovens.

     Apenas 3 consultórios especializados em medicina dentária para cerca de 200.000 habitantes é uma das realidades que vive escondida por detrás das bonitas paisagens que marcam São Tomé.

O Plano

Cientes de que nem todas as causas podem ser atacadas, a Missão Tomé foca a sua atuação em duas vertentes, como forma de combate a este problema:

  • Facebook ícone social
  • YouTube